Skip Navigation Links

 







 

São poucos os relatos sobre a participação feminina na Maçonaria, porém significativos, do ponto de vista histórico e esclarecedor sobre a base e os preceitos da sociedade maçônica.

 

Embora a mulher não participe diretamente dos trabalhos maçônicos, não se pode dizer que não lhes presta a sua colaboração, pois, os Maçons tributam à mulher não somente o respeito que ela merece como mãe, esposa, irmã e filha, mas também pela admiração a que tem direito por ser o ornamento da humanidade, na qual tem exercido um grande papel civilizador e propulsor do progresso dos povos.

 

A Maçonaria não admite, por tradição, as mulheres como membros ativos. Mas, têm em seu seio os trabalhos assistenciais da Oficina, e espalham a seu redor o carinho, o amor ao próximo e todas as virtudes peregrinas que formam os dotes da sensibilidade feminina. Entendem que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres. Somos instrumentos de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.

 

O Verdadeiro Maçom é aquele que se destaca pelas suas virtudes. A Verdadeira Acácia, é aquela que contribui para a melhoria de sua família, da nossa Loja Maçônica e da sociedade em geral, e sempre se faz presente quando a colaboração lhes chamam, quando convocadas, para participar de algum evento, seja festivo ou filantrópico e de forma decisiva trabalhar em prol do bem estar social das classes menos favorecidas da nossa sociedade.

 

As mulheres não disputam um lugar com os homens, elas nos completam. A sabedoria esta em aceitar que somos diferentes, onde cada um possui seu real valor. Enfim, apenas seres que se completam, entre a “Razão” e “Emoção”:

 

HOMEM = RAZÃO

Proteção, Equilíbrio, Força, Audácia, Coragem . . .

MULHER = EMOÇÃO

Intuição, Percepção, Organização, Amabilidade, Criatividade, Compaixão . . .

 

As Acácias Visconde de Mauá é uma entidade ainda informal, composta pelas cunhadas, Adriana, Angela, Claudia Guerino, Claudia Guirro, Cleide, Conceição, Daiane, Glaudiceia, Jessica, Karissa, Leonita, Liliane, Marcia, Maria Aparecida, Maria Luiza, Nadia, Neusa, Sandra, Tamiris e Valéria.

 

Sua atual presidente é a cunhada Cleide Monteiro da Silva Ortiz, esposa do Venerável Mestre Amado Irmão José Ortiz, na Gestão 2015-2016.

 

M I S S Ã O:

1 – Congregar e promover o bom relacionamento entre as esposas do Maçons;

2 – Realizar reuniões, por ocasião da confraternização da Família Maçônica;

3 – Participar da Comissão de Festas da Loja, juntamente com os respectivos esposos membros da Comissão, para decidir e organizar os eventos realizados pela Loja;

4 - Participação ativa na realização de campanhas e trabalhos filantrópicos e sociais em conjunto com a Loja, bem como estreitar os laços de amizade, companheirismo e fraternidade entre os integrantes da loja e seus familiares, entre outros.
 



   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual