Skip Navigation Links

 


Amado Irmão, vocé é o nosso      visitante.  Obrigado! Seja bem vindo.
 


SOL

(CÍRCULO EXTERNO EM AMARELO ESCURO)

Símbolo da luz, o Sol é considerado o norteador humano, e em algumas tradições ele é uma manifestação divina, simbolizando o “PAI UNIVERSAL”, aquele que rege e, portanto, cultuado e adorado como um Deus.

O Sol simboliza a luz do mundo, o amor, a paixão, a vitalidade, o conhecimento, a juventude, o fogo, o poder, a realeza, a força, a perfeição, o nascimento, a morte, a ressurreição, a imortalidade.

Símbolo complexo, o Sol é um elemento presente em muitas crenças, rituais e costumes desde a antiguidade, representando a força vital e o poder cósmico; e, por isso, esse símbolo está presente em muitos mitos da criação do mundo.


ÚTERO

(CÍRCULO INTERNO EM AMARELO CLARO)

Uma analogia que nos remete a pensar no útero, o “SAGRADO VENTRE FEMININO”. Um pequeno território que tem a virtude de dar a luz a outros seres, para que sigam o seu caminho. Também representa a Mulher e a Terra, dessa união, podemos dizer que é o Planeta Terra sob a luz do Sol. A mulher gera, a Terra abençoa. É o ponto de encontro do Universo e do divino, e seu corpo é o ponto de partida para todas as vibrações, o foco de reflexão de todas as ressonâncias. O principal poder do feminino - de gerar um campo fértil para a criação da vida - é também a sua capacidade de manifestar as coisas, de atrair com sua receptividade e amorosidade tudo o que necessita para viver e promover a paz ao seu redor e ao mundo.
 

BEIJA-FLOR

(CASAL MACHO E FÊMEA)

Os beija-flores possuem a vibração mais alta e suave da Natureza. São as únicas aves que voam em qualquer direção, para cima, para baixo, para trás e para os lados. Devido à rapidez com que batem as asas, parecem aos nossos olhos estar completamente imóvel no ar. O beija-flor nos estimula a encontrar a doçura e a alegria de cada situação. Simbolo do amor e da fertilidade, da suavidade, da alegria, da claridade. Evocado para a graça, beleza, delicadeza, força, paixão. Para clarear conflitos emocionais e questões envolvidas com o amor. Evocar para a felicidade, boa sorte, cura física. Para abrir o coração e a mente a se moverem para outras direções, em momentos que são necessárias mudanças. Para trazer mais alegria, mais colorido, poder voar em várias direções. Para o amor romântico. É o mensageiro da cura.

 

RAMO DE ACÁCIA

(NA COR VERDE)

É uma planta sagrada, símbolo da inocência, da segurança e da imortalidade da alma (ou da ressurreição).

A sua verdura persistente simboliza a esperança na imortalidade do ser, a fecundidade dos conhecimentos adquiridos pelo trabalho e a incorruptibilidade da verdade.

Representa a plena sabedoria para os justos; como um escudo que protege a quem procura viver com integridade.

A interpretação simbólica e filosófica da planta sagrada é riquíssima e lembra a parte espiritual que existe dentro de nós que, como uma emanação de Deus, jamais pode morrer. A Acácia é, simplesmente, a representação da alma e nos leva a estudar seriamente nosso espírito, nosso Eu interior e a parte imaterial da nossa personalidade.

A Acácia também é considerada o símbolo do sol, tanto por suas folhas, que ao amanhecer se abrem à luz solar, como por suas flores, que se assemelha à imagem do sol.

Em suma, Acácia é caracterizada como o símbolo da FEMINILIDADE, porisso, dentro da Maçonaria, é simbolizada pelas esposas do Maçons.

 

FLÂMULA

(NA COR ROSA)

A cor ROSA significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres. Já o nome ACÁCIAS VISCONDE DE MAUÁ, foi atribuído por tratar-se das esposas dos maçons pertencentes à AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA VISCONDE DE MAUÁ, portanto, uma justa homenagem.

 


   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual